quarta-feira, setembro 14, 2011

Cinesina: exemplo de nano-tecnologia celular



Um dos exemplos mais espantosos de nano-tecnologia celular é um motor molecular proteico conhecido como cinesina (ing: "kinesin"). A cinesina é responsável pelo transporte de "carga molecular" - incluindo cromossomas (por exemplo, durante a divisão celular), neuro-transmissores e outro material importante - de uma parte da célula para a outra.

A cinesina é conduzida pela hidrólise ATP (trifosfato de adenosina, tipo de energia armazenada dentro do organismo e composta de nucleotídeo (tipo de açúcar) com três fosfatos) e desde logo convertendo energia química em energia mecânica que ela usa para o movimento. Para além de cabeças globulares (geralmente chamadas de "motor domains"), cada molécula cinesina normalmente possui duas caudas em cada uma das extremidades. Estas extremidades é que seguram a carga molecular que a cinesina transporta.

O elevado número de processos que são levados a cabo por esta molécula tornam a aparência de design para além de negação racional. Mas há sempre um grupo minoritário de pessoas que resiste a óbvia conclusão devido à sua fé no naturalismo.

Um artigo presente no Science Daily (Outubro de 2010) revela:

"Os nossos resultados mostram que, se um motor molecular quer operar com sucesso dentro duma célula, o mesmo tem que levar a cabo um largo número de funções para além do simples transporte" afirma o Professor Matthias Rief do Departamento de Física da TU Muenchen.

Ele tem que ser capaz de se ligar e desligar, e não só tem que ser capaz de aceitar um carregamento para um lugar específico na célula, como ser capaz de o entregar no destino.

"É impressionante como a natureza consegue combinar todas estas funções dentro duma molécula" disse o Dr. Rief.

"Neste aspecto, esta estrutura é bastante superior a todos os esforços da nano-tecnologia moderna e serve de exemplo para nós todos". [ênfase adicionado]

A animação que se segue descreve a operacionalidade do nano-motor:


Modo de poupança de energia.

Um artigo recente apareceu no jornal Science (Kaan et al. 2011) mostrando como este motor molecular possui a capacidade de entrar em "modo de poupança de energia" quando não está em uso. (Podem lêr a reportagem da Science Daily aqui.)

A pesquisa levada a cabo fornece uma explicação possível do modo como a cinesina é capaz de poupar energia quando não está a executar função alguma - isto é, a habilidade de se fechar em si mesmo de modo a prevenir a perda de ATP. A reportagem da Science Daily ressalva:

Normalmente as cabeças cinesinais estão conectadas num ponto chamado de dobradiça (ing: "hinge"). Na nova estrutura, as cabeças movimentam-se em direcção uma da outra e são unidas pela área da cauda. Este confinamento duplo - na dobradiça e na ponte (união) - impede as cabeças de se separarem.

Uma vez que as cabeças têm que estar separadas uma da outra de forma a poder decompôr o ATP, este duplo entrelaço impede de modo eficiente que a molécula gere combustível como forma de alimentar o motor.

Portanto, este motor molecular entra elegantemente em "modo de poupança de energia" quando não está em uso - permitindo assim uma eficiência elevada no consumo de energia.

-Fonte-


Perguntas para os crentes evolucionistas: Se isto não é evidência positiva em favor do Design Inteligente - e por implicação, para Criação - então o que é? Vocês conhecem alguma força não-inteligente capaz de gerar motores que entram em "modo de poupança de energia" quando não estão em uso?
Porquanto não atentam para as obras do Senhor, nem para o que as Suas Mãos têm feito; pelo que, Ele os derribará e não os reedificará.
Salmo 28:5

Pondo a hipótese naturalista ao lado da hipótese Bíblica, e analisando as evidências científicas do um modo honesto, torna-se por demais óbvio que a Criação é a explicação que melhor se ajusta aos factos. O naturalismo é fragilizado sempre que nós analisamos as evidências biológicas em pormenor.

Para quem - como o o militante ateu Ludwig Krippahl - defende que os "modelos evolutivos" são os que permitem uma melhor harmonização dos dados concretos (vêr os comentários a este post) , que a operacionalidade da cinesina lhes sirva de evidência para a folia da sua fé em Darwin.

Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos, e às oposições da falsamente chamada ciência,
1 Timóteo 6:20

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More