O Professor Macallum da Universidade de Toronto começou com a pressuposição de que a vida na Terra começou no mar e que as primeiras criaturas terrestres tinham retido a concentração de sal no seu sangue. Esta crença foi então transformada e usada em livros como evidência tinha, de facto, acontecido.
Este tipo de "evidência" pode parecer uma anedota hoje em dia, mas nós temos que manter em mente de que o que estava nos livros escolares tinha que ser aprendido, e que estas coisas estão ainda na consciência colectiva de muitos hoje em dia.
Mas quais são os factos? A proporção do ferro no plasma do sangue é 250 vezes superior a que se encontra na água do mar, e a proporção de selênio é 9,000 vezes superior. Por outro lado, a água do mar contém muito mais magnésio do que o nosso sangue, portanto é simplesmente mentira que o conteúdo mineral do nosso sangue reflicta o que se passava no mares há tempos atrás.
No entanto, o plasma do sangue contém entre 20% a 30% da quantidade de sal que se encontra nos mares de hoje em dia. Embora isto possa parecer uma boa evidência para a evolução, esta forma de pensar tem uma falha fatal: de acordo com a teoria da evolução, os primeiros animais emergiram dos mares a 350 milhões de anos atrás, mas de acordo com o conhecimento das taxas a que os minerais são acrescentados aos mares, o conteúdo salífero desses tempo seria virtualmente inexistente (e o conteúdo mineral ainda mais inexistente).
0 comentários:
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.