Os pequenos olhos que apontam para a frente eram tidos como apenas olhos secundários, mas cientistas da "Macquarie University" - Austrália - conseguiram testar esta crença colocando uma venda nos outros olhos da aranha (deixando só os secundários para ver). Seguidamente eles amarraram a aranha a uma pequena corda e colocaram pontos negros num ecrân e dispuseram moscas perto dela para que ela os seguisse.
Eles descobriram que as aranhas eram tão boas a caçar apenas com os olhos secundários como o eram com todos os seus seis olhos. Ao replicarem esta experiência com outras 52 aranhas, eles consideraram "inesperado" que um "predador perfeito" pudesse executar as suas funções tão bem, mesmo com este contra tempo.
Mesmo sem os seus olhos primários, elas podiam ver coisas que os outros animais tinham dificuldade em ver.
Acreditámos que os cientistas podem ter subestimado este par de olhos no passado uma vez que os mesmos podem ser o elemento mais versátil do seu sistema visual, ao providenciarem, ao mesmo tempo, acuidade espacial e detecção de movimento.O que isto implica é que o processamento de dados dos inputs visuais é correspondentemente intrincado.
Daniel Zurek disse:
É surpreendente que estes animais, que tem uma dimensão corporal na ordem dos 12 milímetros e um cérebro que é uma fracção do cérebro das abelhas, desenvolveu um sistema visual tão sofisticado que cobre quase 360º de amplitude com alta resolução.Sim, a aranha "desenvolveu" o seu próprio aparelho de visão ao longo dos milhões de anos.
Estes múltiplos olhos "repartem as diferentes tarefas visuais" disse Zurek:
É provável que esta abordagem ajude a aranha a lidar as exigências computacionais do sistema de visão.Em comparação, os seres humanos, com o seu par de olhos direccionados para a frente, parecem visualmente privados.
Conclusão:
- A sofisticação é maior do que anteriormente se pensava.
- A evolução, se é mencionada (na maior parte das vezes nem é mencionada), é um pensamento patético posterior colado à história por motivos ideológicos. Não fornece nenhum poder explicativo mas é meramente assumido.
0 comentários:
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.