Quando analisamos as características dos pássaros, fica difícil não concluir que eles foram projetados para ser o que são: seres voadores.
Alguns pássaros têm excelente memória. Eles conseguem, por exemplo, sobrevoar grandes florestas e saber exatamente em qual árvore deixaram guardada sua comida. Isso é vital para eles.
Outra característica que chama atenção nos pássaros é o vôo em formação “V”. Você já deve ter visto (ao vivo ou pela TV) um bando de aves voando assim. Segundo especialistas, essa característica de vôo é observada com mais freqüência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.
Há duas explicações para a escolha dessa formação de vôo pelas aves, segundo a revista Ciência Hoje das Crianças, de setembro 2004. A primeira é a economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, o ar se move de forma desordenada, causando turbulência.
A resistência do ar é menor nessas áreas, por isso é vantajoso para as aves voar atrás da ave à frente ou da ponta da asa dela. Ao voarem dessa forma, as aves poupam energia e esforço, porque se beneficiam do deslocamento de ar causado pelas outras aves. Em vôos de longa distância, a economia é grande.
Se todas as aves voam de um mesmo lado, elas se beneficiam ainda mais da turbulência gerada pelas aves que estão na frente. Por isso o “V”, com duas fileiras, uma de cada lado do líder do bando. Mas e quando o líder se cansa? As aves também sabem resolver isso, simplesmente fazendo a substituição do líder de vez em quando.
Outra explicação para o vôo em “V” é que esse tipo de deslocamento proporciona melhor visibilidade, pois em qualquer posição dentro do “V” uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias. Os aviões militares de caça imitam as aves: voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo.
Quem teria ensinado aos pássaros essas técnicas de vôo imitadas até pelos seres humanos? A resposta não lhe parece óbvia?
0 comentários:
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.