Voz masculina revela força físicaNão estava mesmo à espera que de uma artigo com uma experiência tão interessante alguém tirasse o coelho evolutivo da cartola das mentiras.Publicidade
Homens e mulheres podem avaliar a força da parte superior do corpo de um homem baseado somente na voz desse homem, segundo um estudo publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B".Uma equipe liderada por Aaron Sell, da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, gravou as vozes de mais de 200 homens dos EUA, Argentina, Bolívia e Romênia. Os homens repetiam frases curtas em suas línguas. Eles também passaram por uma bateria de testes para medir a força da parte superior do corpo.
Quando estudantes universitários escutaram as gravações, eles conseguiam inferir com grande precisão a força do homem, independentemente da língua usada, usando uma tabela de sete pontos, de "fraco" a "forte".
A precisão dos julgamentos dos estudantes era similar se eles olhassem para fotos dos homens, indicando que a voz provê tanta informação sobre a força do homem quanto uma foto.
Ainda não se sabe que aspectos da voz masculina são associados com força física, já que não havia associação entre a força do homem e a frequência ou o timbre de sua voz.
O resultado foi uma surpresa, pois se pensava que vozes mais grossas estavam associadas a homens mais fortes.
O estudo sugere que a voz masculina pode ter evoluído como um indicador da capacidade de luta.
Sim, a voz evoluiu como "indicador da capacidade de luta". Quem tinha voz mais forte, era fisicamente mais forte. Os que tinham vozes mais fracas foram rejeitados pelas mulheres, e por isso é que hoje em dia só há homens com vozes forte.
Isto é o que se chama "mito da evolução". Basta inventar um cenário, e dizer que "pode ter evoluído", e pronto. Não são precisas evidências de dados confirmadores.
0 comentários:
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.