quarta-feira, abril 20, 2011

Tubarão baleia pode ser maior do que pensávamos

Os maiores peixes do mundo – os tubarões-baleia, com um tamanho estimado em até 20 metros de comprimento – podem ser ainda maiores do que imaginamos. Cientistas trabalhando em Moçambique desenvolveram um novo método para a medição dos animais, o que aumenta a precisão dos cálculos.

Os dados que servem de referência para o tamanho dos tubarões atualmente estão baseados na fotogrametria, uma técnica que estima as medidas de um corpo a partir de fotografias. Outros pesquisadores já haviam tentado medir os tubarões com uma fita métrica ou por estimativa visual do tamanho, mas esses modelos se mostraram menos precisos.

A nova técnica proposta pela equipe de cientistas também utiliza a fotogrametria, porém com um recurso adicional: dois ponteiros laser. Posicionando os lasers a 50 centímetros para além de cada lado da câmera fotográfica, a distância entre os dois pontos projetados fornece uma escala fixa, fazendo com que as fotografias possam ser analisadas com maior precisão.

As medidas feitas com esse método podem descobrir que o maior peixe do mundo é ainda maior. Algumas medições, inclusive, já registraram um aumento de 50 centímetros em alguns animais.

Além disso, as fotografias podem revelar outros detalhes sobre a espécie enigmática. Projetando pontos de laser a partir dos flancos dos tubarões-baleia, que possuem um padrão característico de manchas, será possível identificá-los individualmente. Os pesquisadores acreditam que isso possa ajudar na descoberta dos ciclos de vida de cada animal. [BBC]


Embora os cientistas façam erros na medição de animais que ainda estão entre nós, nós temos que colocar a nossa fé neles quando eles começam a falar de animais que supostamente viveram há milhões de anos atrás.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More