(Imagem: Shutterstock/Joseilton Gomes)
“Os genes que determinam o lado direito e o lado esquerdo são os mesmos, então potencialmente todos nós deveríamos ser perfeitamente simétricos.”
Mas, segundo a matéria, a expressão dos genes é influenciada pelas condições ambientais. Então, o individuo que não se alimentou direito, teve muitas doenças ou foi alvo de parasitas, por exemplo, infelizmente não vai exibir simetria perfeita.
Para o francês Michael Raymond, pesquisador em biologia evolutiva da Universidade de Montpellier, essa predilecção é um claro indicativo de que nossa noção de beleza está ligada irritamente a factores biológicos.
“Pouco a pouco, há uma selecção para que as preferências se orientem para as características que indicam a qualidade do indivíduo. Ou seja, nossa noção estética não é aleatória. É selecção natural.”
Mas, falando em simetria, eu gostaria de ter uma resposta:
- Como explicar a simetria bilateral presente de alto a baixo da coluna geológica?
Se essa simetria verificada em praticamente todos os seres pluricelulares é resultado de selecção natural, por que é que não encontramos os resquícios fósseis dos menos “aptos”, dos assimétricos, os resultados de “tentativas e erros” no longo processo da evolução?
Para mim, essa simetria (e mesmo a “beleza supérflua” verificada na natureza) aponta para o design inteligente do Grande Designer YAHWEH.
0 comentários:
Enviar um comentário
Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.