quinta-feira, março 17, 2011

Formigas conseguem levantar até 100 vezes o seu peso


A imagem de cima não é falsa nem foi criada pelo Photoshop. Ela é bem real. A imagem mostra uma formiga a levantar um objecto 100 vezes mais pesado que ela mesma. A marca de 500 mgs no peso também é real e não algo distorcido.

Se a escala for transportada para o tamanho do homem, isto significaria que um homem com 75 kgs teria que levantar 7500 kgs. Mas isto é impossível, certo? Quem é que pode levantar 75 toneladas com as suas próprias mãos?

Mas as formigas conseguem suster um peso 100 vezes maior que o seu.

O mais impressionante deste facto é que as formigas podem suster esse tipo de peso estando ela sobre uma parede ou outra superfície qualquer. Na foto de cima, a formiga carrega 500 mgs estando ela sobre vidro e de pernas para o ar. As formigas conseguem suster tal peso mesmo estando elas sobre uma superfície de vidro escorregadia. Como é que elas o fazem?

O Dr Endelin de Cambridge explica:

As formigas conseguem mudar o tamanho e a forma de certas zonas dos seus pés dependendo do peso que elas carregam. Quando elas carregam algo pesado, elas aumenta a área de contacto, mas quando tem necessidade de correr, elas reduzem.
As pernas da formiga também desempenham um papel importante quando ela se agarra a uma superfície ao usar aquilo que alguns cientistas chamam de "peeling forces".
Se pensarmos no que fazemos quando tentamos retirar uma fita pegajosa duma superfície, é mais fácil se descascarmos num ângulo escarpado do que num ângulo raso ou superficial. As formigas usam o mesmo mecanismo: quando se querem "colar" à superfície, elas dispõem as pernas num ângulo raso em relação à superfície, mas quando se querem libertar, elas aumentam o ângulo e "descascam-se" da superfície mais facilmente.
Para além de iluminar alguns aspectos das capacidades gravitacionalmente desafiantes da formiga, os cientistas esperam poder desenvolver melhores produtos de cola. Segundo o Dr Endelin, "Algumas partes dos pés da formiga limpam-se a si mesmas e podem-se colar a quase qualquer superfície. Não há nenhuma cola ou adesivo feito por nós que se possa comparar com esta capacidade. Entender como os animais controlam os seus sistemas adesivos de certo que nos ajudará a criar adesivos "inteligentes" num futuro próximo."

Mais uma área onde o homem pode aprender com o que Deus criou.

Conclusão:

Aparentemente nenhuma menção foi feita à teoria da evolução, e nem foi dito como uma firme fé na mesma poderia de alguma forma ser mais produtivo para a experiência. Mas não nos deixemos enganar: apesar dos cientistas fazerem o seu trabalho sem levar em conta os mitos evolutivos, a "ciência" será totalmente destruída se os alunos não aprenderem que répteis evoluíram para pássaros ou que mamíferos terrestres evoluíram para baleias.

[Modificado a partir do original]

0 comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More